quarta-feira, 24 de junho de 2009



Se eu pudesse trincar a terra toda
E sentir-lhe o paladar,
E se a terra fosse uma cousa para trincar
Seria mais feliz um momento...
Mas eu nem sempre quero ser feliz.
É preciso ser de vez em quando infeliz
Para se poder ser natural...
Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se,
Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E que haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é, e assim seja

Alberto caieiro

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Saudade


Algumas lembranças me fazem sentir muito bem...
É como se revivesse aqueles momentos...
E no momento a mais forte delas é somente você.
Nesse momento, fico lembrando o que vivi com você...
E só me traz saudades aqueles momentos bons que tivemos...
Por que teve que ser dessa maneira?
Não pude lhe dar o que esperava de mim, e você não pôde me dar o que eu esperava de você...
Essa é a única resposta que convém dizer...
Mas, sei lá, por mais que eu saiba que sejamos tão diferentes...
Por mais que eu saiba que quando estávamos perto, acabavamos nos perdendo mais ainda...
Só sei que não queria que você tivesse indo embora...
Sinto saudade de conversar com você, não me importa que assunto, só me importa que seja a tua voz que esteja a dizer qualquer coisa que seja...
Sinto saudade de ter você perto de mim, poder abraça-la, poder beija-la, poder olhar nos teus olhos...
Cada ano que vou vivendo agora, por mais pessoas que eu conheça, ainda guardo você na minha lembrança...
Infelizmente hoje você é apenas uma miragem que vejo no deserto...
E quando chego perto, você não esta mais lá...
As vezes penso, e me dou conta o quanto ridículo tenho sido...
Mas é assim, a gente não escolhe quem gostar...
Quando vê ja esta gostando...
E sabe de uma coisa, gostei tanto de você...
Gosto tanto de você até hoje...
Por mais que saiba que talvez nunca tenha sido recíproco este sentimento...
Nos meus sonhos te vejo, e nos meus sonhos estamos juntos da melhor maneira que poderia ser, porém aí acordo e me dou conta que você ja faz parte do meu passado...
E fico assim, nessa saudade imensa, nessa besteira chamada ilusão de alguém especial...
Porque sei dos teus defeitos e sei dos meus também...
Porém sei, que se não tivéssemos esses "defeitos", jamais teríamos vivido o que vivemos...
Não sei o que representei para você, só espero que tenha de alguma forma representado algo de bom na sua vida...
Assim como na minha você foi, por mais desentendimentos que tenhamos tido...

P.s. aos "apaixonados" de plantão:

Só tenho a dizer o seguinte...
Amor não é algo que você sabe o que esperar...
Amor não é aquela pessoa que faz tudo o q você julga ser somente bom...
Amor é aquilo que as vezes nem queremos, porém uma força maior te faz querer estar perto daquela pessoa, querer ver aquela pessoa bem...
E as vezes o destino não quis que fosse da maneira que imaginávamos, porém isso só acaba por fazer esse amor maior...
Porque o amor maior mora na saudade...
Saudade é uma palavra tão carregada de sentimento, que não me atrevo a tentar explica-la.
Quem sente saudade sabe muito bem do que estou a dizer, e sabe que não há como tentar explica-la, seja saudade de alguém que passou na sua vida, seja a saudade de uma mãe que perdeu o filho, seja a saudade que um pai tem daquele filho que um dia foi um exemplo e hoje é apenas uma carga...
Mas a saudade existe, e nela mora o amor maior...
E as vezes, quem sabe, ela que nos faça aceitar as diferenças que vemos tão claramente em certas pessoas...

Emanoloko

terça-feira, 9 de junho de 2009

Culpa


Você é alguém que aceita a vida de peito aberto?Que aceita seus erros e arrependimentos como quem escolheu o caminho a seguir?Fico refletindo nessas frases e me vem a cabeça religiões...O cristianismo tem crescido de uma forma gigantesca...Agora...Se tivéssemos ao menos um por cento da quantidade desse tipo de pessoa quem sabe estariamos um pouco menos arrependidos e culpados...

Do que você esta arrependido?
Do que você tem medo?

Não consegue enfrentar sozinho?
Precisa de qual muleta?
Saiba que será difícil para escolher as muletas com o qual tentará mancar para o resto da sua vida depois que escolheu se ajoelhar perante teu próprio orgulho.
O maior erro me parece aquele de não aceitar aquilo que nascemos para ser...O ser humano procura tanto a verdade, procura por todos os termos algo além do que podemos ver ou sentir, porém se ao menos sentissem um pouco perceberiam que o que vale é a vida que tem agora.

É a escolha que tem agora para fazer...
É o que tem a fazer agora...

Percebo tanta gente preocupada com a vida seguinte, que as vezes me leva a crêr que ja não querem mais a vida que escolheram viver.
Emanoloko

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Onde passar as próximas férias


Depois de certo tempo de vida eu comecei a reparar sobre o que falam da morte, "agora ele esta em um lugar melhor". Cada um fala um pouco desse lugar, cada vez eu fico mais afoito para chegar lá, como será? Parece que Anjinhos tocando musicas do seu gosto, uma coisa linda Natural, animais alegres e etc. Tudo aquilo que você realmente queria ter em vida será que receberá só depois da morte? Encontrar todas as pessoas agradáveis, todo mundo vai estar lá, sua mãe, sua tia, seus amigos, seu marido ou esposa, sabe até mesmo seus animais de estimação, parece que até meu cão Ralf que era muito bravo vai estar um doce cãozinho, nossa queria muito ver ele. Tudo no final feliz e pra sempre, mas pra sempre até quando? A quem liga eu vou mesmo é me preparar para minha entrada no paraíso. Deixa eu pensar, minha entrada por uma cachoeira e eu gritando correndo, "galera eu cheguei ahahaha consegui, nossa estão todos aqui quanta saudade." quero estar com algo nas mãos para quando eu gritar eu jogar para o ar. Será que vai ter noite? ou só dia? E a nossa aparência? pelo que falam vai ser tipo com uns 30 anos? ou será com a idade que morrer? Já penso bem velhinho la? não vai da para aproveitar tanto.
Mas e se eu não for uma boa pessoa? vou para o inferno. Pelos relatos nossa lugar quente (eu odeio calor) cheio de pessoas ruins, alguém me contou uma vez que ficam pessoas sendo torturadas para toda a eternidade nossa quero nem imaginar, vou tentar ser um cara do bem, um homem legal.
Depois de alguns meses será que terá muito o que fazer no Paraíso? os dias não ficarão muito iguais? Sei não, acho que prefiro ficar em São Paulo pelo menos aqui tem de tudo pra fazer, a cidade não para. Com certeza as minhas conversas com meu caro amigo Emano serão vetadas. "Mais uma conversa dessas e os dois receberão advertências, e já sabem mais duas advertências vão para a sala escura e três salas escuras vai ser certeiro para o inferno, eu já limpei a barra de vocês dois tentem colaborar ok?" Vai ter muitas regras e varias discórdias, será que vai começar tudo novamente quando comerem algum fruto proibido? Ainda bem que é fruto proibido e não uma porção de batata com um Chopp. Resumindo um lugar onde não existe inveja, ganancia, doença, traição, tristeza e nem raiva. Será que existe alguém lá? Pelo que me falaram sim mas eu tenho minhas dúvidas, ainda mais quando lembro do Pierre um cara muito chato e folgado, morreu e me falaram que ele estava no céu. Bom no mínimo deve ter ido para a sala escura muitas vezes...

Bruno B

A Desgraça do Sonhador


E vocês sabem o que é um sonhador, cavalheiros?
É um pecado personificado, uma tragédia misteriosa, escura e selvagem, com todos os seus horrores frenéticos, catástrofes, devaneios e fins infelizes... um sonhador é sempre um tipo difícil de pessoa porque ele é enormemente imprevisível: umas vezes muito alegre, às vezes muito triste, às vezes rude, noutras muito compreensivo e enternecedor, num momento um egoísta e noutro capaz dos mais honoráveis sentimentos... não é uma vida assim uma tragédia? Não é isto um pecado, um horror? Não é uma caricatura? E não somos todos mais ou menos sonhadores?
Fiodor Dostoievski, in "Escritos Ocasionais"

Imagem e semelhança

O homem foi feito a imagem a semelhança de Deus, isso é o que ouvi falar, é o que já li em alguns lugares.

Gostaria de discordar dessa visão, e não digo discordar no sentido físico, porque seria estupidez demais tentar discordar de algo que não precisa de nenhuma reflexão.

Discordo no seguinte sentido, se fossemos semelhantes a Deus, seríamos capazes de criar, porém em minha mente não consigo imaginar algo que não tenha sido copiado, mudado de alguma forma, seja do que algum homem já tenha feito, ou seja do que essa inteligência que talvez tenha criado o universo tenha feito.

Basta observar com atenção, desde a roda, até nossa última invenção, até as obras artísticas, até as cores, os sons, em sua maioria vieram da natureza, e depois disso só foram mudando por algo mais tecnológico (se é que posso chamar assim).

É até interessante de se ver, não temos a capacidade de criar sem ter alguma fonte para nos inspirar, seja o céu acima de nós, seja a cor de uma rosa que nasce em um jardim que já esta morrendo, sejam as nadadeiras de um peixe que se locomove com tremenda velocidade sobre a pressão do mar ou as asas de uma águia que esta a voar.

Toda a nossa inteligência me parece pífia, é obvio que eu estou até sendo um pouco intransigente ao dizer isso, porém quanto mais penso, mais vejo que parece que realmente somos alguma espécie de condenados. Chamamos nosso caminhar no tempo de progresso, porém o único progresso que pude observar foi na forma de controle de massa (pão e circo), nos armamentos para nos matarmos mais rápido.

As vezes a esperança some, você pensa que somos inclinados ao mal de alguma forma que não podemos controlar, só que no meio de toda essa lama, sempre podemos observar mentes superiores, que tiveram coragem e força para ir contra a correnteza, negando sua vida para tentar abrir os olhos de pessoas cegas, isso que ainda faz essa esperança voltar.

Quando penso no universo, fico abismado, nosso corpo comparado ao tamanho dele (se é que é possível imaginar isso) não passa de uma célula, uma minúscula célula dentro de um organismo, o sol que nos da vida, comparado a imensidão do universo, não passa de mais um pontinho, não passa de um pó de areia.

E dessa forma minha inteligência parece ser nada, todas minhas aspirações, todos meus anseios, será que chegarão em algum lugar um dia? Essa consciência que se acendeu, será que quando se apagar nada mais restará?

Não posso ser a imagem e semelhança de Deus, sou um reles ser humano, dotado de um egoísmo que não posso nem medir. Acreditando que um dia quem sabe, terei a chance de ter meus anseios respondidos.
Assim como todos nós, guardando uma angústia, uma saudade de não sei o que, um lugar que sinto ter me perdido.

Vivendo a divina comédia humana, onde nada é eterno.



Emanoloko

terça-feira, 2 de junho de 2009

Seja como um Homem



Seja como um Homem
Trabalhe como um Homem
Lute como um Homem
Corra igual a um Homem
Tenha a palavra de um Homem
Dance igual a um Homem
Mostre quem é o Homem aqui
Você é um Moleque ou um Homem?
Ande igual a um Homem
Seja um Homem de Verdade
Eu sou o Homem da casa
Minha mãe me fez um Homem

Homem dono do mundo
Homem sinonimo de ideal
"Você é um homem ou um saco de batatas?"
Eu sou um saco de batatas

Bruno B